terça-feira, 9 de agosto de 2011

O Registro


Para registrar a prática pedagógica, é  preciso antes de tudo, observar e ver.


"Olhar é diferente de ver. Consigo ver aquilo que observo e conheço.                   
  Então preciso aprender a observar, observando..."
OBSERVO MEUS ALUNOS COM ATENÇÃO? 
QUANDO OBSERVO, CONSIGO VER O QUE ELES ESTÃO QUERENDO DIZER?
CONHEÇO REALMENTE MEUS ALUNOS?

Para que, por que registros?
Para que, por que refletir?
Para que, por que refletir o cotidiano?
Madalena Freire
Para que, por que registros?Para que, por que refletir?
Importante: O registro é um instrumento de coleta de dados sobre como o aluno aprende, e como é a sua construção do conhecimento.
O professor  precisa compreender como é o percurso que o aluno faz para aprender e assim construir um processo de trabalho (mediação) que fortaleça a sua aprendizagem.
v  Observo meu aluno e registro. Assim começo a perceber como ele aprende, passo a passo.
v  Registro o que preciso trabalhar mais.
v  Registro o que observei e me fez agir com as crianças e para as crianças
v  Registro a criança construindo seu processo de aprendizagem
v  Registro o que observei e me incomodou
v  Registro para anotar as zonas proximais do meu aluno. Onde ele está? Onde pode chegar?
v  Registro para contar a história do desenvolvimento do meu aluno, seus avanços, seus progressos
v  Registro para re planejar a  minha maneira de intervir, de mediar
v  Quando registro também me avalio.
v  Registro para refletir que meus alunos possuem diferentes manifestações de aprendizagem.
v  Os alunos possuem caminhos diferentes para aprender. Registro para conhecer como é o  caminho de cada um
v  O registro não é com base em pautas.
 
Observou o Pedro. Está estranhamente disperso em uma atividade? REGISTRE
Observou a Manuela. Faz a atividade com gosto, motivação incomum? REGISTRE
Observou o Jair: encontrou uma nova forma de empilhar os blocos? REGISTRE
O que importa é a construção do conhecimento da criança observada...
A mediação que fiz ajudou  a criança a elaborar  uma hipótese
no processo de aprendizagem?
Por que citei essa fala da criança? Foi apenas uma curiosidade dela, ou foi um processo de construção de uma hipótese?


TEXTO: Marcia Cristo

2 comentários:

  1. Adorei a sugestão.
    Parabéns pelo blog é lindo.
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  2. Oi amoree!! Estou muito contente com a conquista dos meus 300 seguidores, e comemorando esta emoção, te ofereço um SELINHO DE AGRADECIMENTO. "Porque vc faz parte dessa conquista!". Junto com o selinho tem brindes, fica a seu critério.BJ

    ResponderExcluir