quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Rodas de Conversa



As Rodas de Conversa são muito importantes, pois através delas as crianças podem participar de situações de comunicação oral, podem expor suas idéias com autonomia, podem ouvir as idéias de outros colegas e assim ampliar seu vocabulário.
A roda pode acontecer em qualquer ambiente, desde que as crianças se sintam confortáveis e bem acolhidas neste ambiente, podem se sentar no chão ou em cadeiras de maneira que todos possam se ver.
Os temas a serem abordados na roda é de acordo com os assuntos ou temáticas trabalhadas no momento, o educador é o mediador das conversas, e com o passar do tempo as crianças vão se habituando as rodas e aprendem a ouvir, a opinar e expor suas idéias com autonomia.
O educador pode levar para as rodas materiais que favoreçam a conversa e a troca de opiniões, como fotos, livros com gravuras, objetos...
Diante de uma conversa individual com um de meus alunos com 5 anos de idade perguntei a ele:
_Você gosta das rodas de conversa?
Ele respondeu:
_Sim, eu gosto mais de quando passa o papel na roda, ou colar...
Compreendi na mesma hora o que ele quis dizer, que quando há algo concreto (fotos, objetos...) as crianças se interessam mais pelo assunto e não vêem à hora de pegar e observar o objeto ou imagem.
É interessante planejar a roda com antecedência com as crianças e pedir que elas tragam algo sobre o assunto para a roda (objetos, imagens...), também é importante avisar os familiares através de bilhete sobre a temática que está sendo trabalhada com o grupo.
Se for possível convidar uma pessoa ligada diretamente ao assunto trabalhado que possa de maneira simples e original falar, ou mostrar (demonstrar) algo significativo sobre a temática.
Um dia convidei dois músicos colegas meus para ir até a escola participar de uma roda de música e conversa, pois estávamos trabalhando uma temática relacionada à música, onde pesquisamos e aprendemos sobre a vida de dois grandes compositores: Vinicius de Moraes e Toquinho. Convidamos então o Antonio e o Paulo para tocar algumas músicas de Vinicius e Toquinho, e as crianças além ouvir as músicas fizeram perguntas e compartilharam o que já sabiam sobre Vinicius de Moraes e Toquinho.
O que as crianças dizem na roda deve ser registrado através de: Registros escritos feitos pelo educador ou auxiliar, ou gravações de áudio e vídeo. Registrar as falas dos educandos auxilia no processo de avaliação individual e do grupo, também auxiliam na avaliação da metodologia e planejamento do educador.

TEXTO DE: FRANCIELLE DA SILVA FRANÇA

Um comentário:

  1. Parabéns pelo texto Fran...
    este espaço será muito útil para nós Educadoras...

    Beijos
    Mariely

    ResponderExcluir